quinta-feira, 30 de maio de 2019

DRAWKNIVES

Fazem cerca de 8 anos desde a última vez que forjei alguns drawknives, mas nunca havia feito nenhum para meu uso. 

Resolvi quitar esta pendência comigo mesmo e produzir alguns excelentes drawknives de dois tamanhos diferentes, além dos que vão ficar para mim produzi alguns para venda, trata-se de uma oportunidade única pois provavelmente não irei forjar outros no futuro, já que agora já tenho os que eu queria.

São forjados em aço 5160, possuem altíssima resistência e ótima retenção de fio.
 Apesar de tê-los projetado para ter um alta performance, o resultado foi além de minhas expectativas.


Os pequenos possuem cerca de 10cm de gume, e lâminas com um pouco menos de 4mm de espessura. Os cabos são em jatobá.

Os grandes possuem cerca de 18cm de gume, e lâminas com um pouco mais de 4mm de espessura.
Os cabos são em pau ferro boliviano e pau marfim. 



Um pouco sobre esta fantástica ferramenta:
Drawknife é uma ferramenta secular utilizada em carpintaria, na confecção de cabos de ferramentas, arcos, embarcações, barris, construções de casas de madeira, móveis e entalhes em geral, descascar troncos e muitas funções dentro da prática do bushcraft.
Apesar de ser mais conhecida sendo utilizada pelos escandinavos, sobretudo na construção de barcos vikings e construção de casas de troncos, trata-se de uma ferramenta presente em diversas culturas, e a tradução de seu nome seria algo como "faca de puxar".
No Brasil também é conhecida (pelos poucos que a conhecem) como faca de tanoeiro, que é um dos ofícios que faz uso desta ferramenta.
Seu perfil de corte é como o de um formão, plano de um lado e com afiação scandi do outro. Utiliza-se o lado plano para baixo para trabalhar formas planas e convexas, e o lado scandi para baixo para "cavar" formas côncavas.




DISPONÍVEIS

Pequenos
 

Pequenos


Pequenos


Grandes


Grandes


Grandes


Grandes e pequenos